Bem vindo a Roberto Pires Odontologia

Horário de funcionamento : Segunda a Sexta das 8hrs às 19:00hrs
  Contato : 11 4799-4626

Lentes de Contato Dental

Lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos

Técnicas ultra-conservadoras que permitem a máxima manutenção da estrutura dental , possibitando a correção de formatos e espaços entre os dentes com a utilização de materiais cerâmicos

Lentes de contato dental nada mais são do que laminados ou facetas de porcelana extremamente finas.

Os laminados ou facetas já existem há muitos anos na odontologia e trouxeram um grande impacto ao possibilitar a transformação estética de sorrisos com maior preservação da estrutura dental , o que no passado não era possível. Imagine que no passado , para alterar o formato ou a cor de um dente era necessário um desgaste muito grande deste dente , muitas vezes exigindo o tratamento de canal e às vezes a colocação de pinos nos dentes para somente depois cobri-lo com uma capa (coroa).

Hoje , garças a evolução em especial do processo de adesão ao dente , uma lâmina muito fina de porcelana pode ser colada sobre seu dente de maneira definitiva e segura e que não exige praticamente manutenção nenhuma além da simples higienização.
Quando tais cerâmicas são mais espessas são denominadas de laminados ou facetas e quando sua espessura é muito fina (0,3 a 0,5mm) costumam ser chamadas de “lentes de contato dental”.

Todos os laminados ou lentes podem ser confeccionados artesanalmente ou por meio de impressoras 3D e o material utilizado em sua confecção é sempre a cerâmica , sendo que um dos mais conhecidos e de eficácia e resistência cientificamente já comprovada há muitos anos é o famoso E-max (dissilicato de Lítio) da empresa alemã IVOCLAR

Algumas dúvidas frequentes:

É preciso desgastar os dentes para as lentes de contato , laminados ou facetas?

Depende de características individuais de cada paciente , dos dentes , da posição dos dentes na arcada dentária , do que será corrigido etc. Portanto , cada caso deve ser avaliado e estudado para seu melhor planejamento. Por definição , em facetas e laminados mais espessos haverá um mínimo desgaste da estrutura dental ! Quando após o estudo do caso não houver necessidade de nenhum desgaste dental estaremos diante de um caso das verdadeiras lentes de contato !

Existe o risco da lente cair ou soltar de meu dente?

Não! graças a um sistema de colagem muito eficiente a adesão da porcelana ao seu dente é extremamente segura. Praticamente podemos dizer que a porcelana se funde ao seu dente obtendo uma resistência que equivale ao próprio dente e como todos sabemos , dentes são estruturas extremamente fortes.

E como fica a higienização ? existe alguma fenda entre o dente e a lente?

Não existe espaço nenhum entre o laminado de porcelana e o dente. Após colado o dente fica absolutamente normal e sendo assim a higienização é normal com escovação e utilização de fio ou fita dental.