Bruxismo é o movimento de ranger, apertar, comprimir ou encostar os dentes. Atualmente fala-se também em APERTAMENTO , para se especificar melhor casos onde o paciente mantém retesada a musculatura colocando os dentes em contato porém sem range-los.
Por manter a musculatura em uma mesma posição por muito tempo, o bruxismo pode estar relacionado a dores musculares na face e cabeça.
Os principais sinais e sintomas de bruxismo são: dor , hipertrofia da musculatura da face, desgaste anormal dos dentes e quebra de restaurações sem motivos aparentes. Ao acordar, a pessoa que apresenta bruxismo também pode relatar travamento da mandíbula , dor de cabeça tensional na região das têmporas , e muitas vezes também relatam um cansaço muscular na região da face.
Tratamento
Não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo.
Medicamentos ansiolíticos são úteis para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados, mas não são a causa do distúrbio que, aliás, não está suficientemente esclarecida.
Os recursos mais indicados para o tratamento, porém, são as placas interoclusais(placas rígidas de acrílico), moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a relaxar os músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.
Recomendações
- Evite apertar os dentes, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada;
- Faça exercícios. A prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes;
- Não se esqueça de colocar a placa interoclusal antes de dormir. Se o problema se manifestar também de dia, use-a sempre que possível.